Estresse exagerado pode virar depressão, inclusive nas crianças

Estresse exagerado pode virar depressão, inclusive nas crianças

A depressão é uma das principais consequências do estresse e, o mais grave, é uma implicação cada vez mais frequente em crianças. Diversos fatores do dia a dia conturbado de milhares de pessoas podem ocasionar sérios desequilíbrios físicos e emocionais no organismo. Para a Dra. Márcia Varejão, médica pediatra e homeopata, o alerta é que o estresse seja prevenido e tratado com seriedade, pois os sintomas decorrentes dele são graves e o aumento da incidência na infância é um fator preocupante.
“Uma criança  que possui muitas tarefas diárias, como estudar, praticar atividades físicas, fazer cursos complementares ou outras atividades, e que fica sem tempo livre para o lazer, pode se tornar uma criança estressada”, explica a médica. Segundo ela, o excesso de obrigações diárias tem sido a principal causa desse problema na infância e que, cada vez mais, o problema tem se desenvolvido para a depressão.
A depressão decorrente do estresse, segundo a especialista tem relação com a maneira como cada criança encara os problemas e o excesso de tarefas. Algumas não conseguem expor o cansaço e a insatisfação com as atividades diárias, por isso, podem desenvolver com mais facilidade a doença.
No caso dos adultos, a especialista explica que o nível de estresse e a depressão associada também têm crescido. “Problemas no ambiente de trabalho, pressão e carga excessiva de tarefas e responsabilidades estão entre as principais queixas”, comenta. Além disso, o problema não se apresenta de maneira diferente para homens e mulheres. “Isso depende da quantidade de fatores estressantes que cada pessoa enfrenta no seu dia-a-dia e a relação que a pessoa estabelece para separar os problemas”, ressalta.
Tratamento homeopático
“O tratamento homeopático é indicado para tratamento do estresse, e quando associado à depressão também, pois pode ser utilizado simultaneamente a outros medicamentos, se necessário”, acredita. A Dra. Márcia ainda aponta que para prevenção da doença também é possível fazer uso dos medicamentos homeopáticos, já que não trazem efeitos colaterais adversos.
Prevenção
A prevenção é importante e é a melhor maneira para evitar complicações futuras. Entre as dicas de prevenção estão deixar algumas atividades excessivas e preocupações de lado e reservar mais tempo para o lazer, para atividades que a pessoa gosta e possui prazer em realizá-las.
Medicamento homeopático
O laboratório Boiron já disponibiliza para o mercado brasileiro o Sédatif PC, medicamento homeopático indicado para prevenção e tratamento do estresse, ansiedade e distúrbios do sono. Ele é isento de prescrição e não possui contraindicações, por isso pode ser utilizado por adultos e crianças de todas as idades e até por gestantes. O medicamento possui seis princípios ativos associados, sendo que três atuam na esfera psíquica e três atuam na esfera física do indivíduo. O Sédatif PC auxilia no tratamento de tensões emocionais e mentais, nervosismo, inquietude e irritabilidade. Não é um sedativo e não causa sonolência.


Comentários

Postagens mais visitadas